segunda-feira, 24 de novembro de 2008

N�o deixe seu computador perder rendimento


N�o deixe seu computador perder rendimento
Atitudes simples mant�m seu sistema operacional trabalhando bem

Com tempo de uso, o sistema operacional de um computador armazena arquivos que nem sempre

s�o necess�rios. Perder rendimento tamb�m � normal dependendo de como voc� cuida de sua m�quina. Neste tutorial, voc� vai aprender umas dicas simples para evitar que seu computador fique lento e perca rendimento.

Para come�ar

Enquanto voc� utiliza um computador, evite usar muitos programas ao mesmo tempo. Isto � fatal para a mem�ria RAM. Seja prudente, tenha conhecimento da capacidade de seu computador para n�o sobrecarreg�-lo. Quando voc� utilizar um programa, n�o o deixe aberto, feche-o assim que ele n�o for mais necess�rio.

Espa�o em disco

Evite armazenar arquivos que voc� usa pouco. Quanto mais espa�o � ocupado em um disco, menor � o espa�o que a informa��o tem para circular e chegar at� voc�. Em caso de backups, analise a possibilidade e viabilidade de usar CDs, DVDs, pendrives ou discos r�gidos externos, por exemplo.

Livre-se de arquivos in�teis.Outra dica que melhora bastante o rendimento de um computador � mant�-lo sempre limpo de arquivos tempor�rios e in�teis. Estes arquivos ficam no computador porque nem sempre o Windows consegue apag�-los automaticamente.

O registro do Windows � um caso s�rio, pois ele n�o se livra de nada sozinho. � necess�rio que a desinstala��o de um programa se encarregue disso ou que voc� utilize um programa para este fim.

No Baixaki, voc� encontra diversos programas que limpam tanto o disco r�gido do seu computador como o registro do Windows. Os tr�s softwares mais baixados s�o o CCleaner, o Advanced WindowsCare Personal e o Easy Cleaner.

O Windows tamb�m oferece uma ferramenta pr�pria para limpeza de arquivos tempor�rios. Ela pode ser acessada atrav�s do Menu Iniciar-Programas-Acess�rios-Ferramentas do Sistema-Limpeza de Disco. Mas a verdade � que esta ferramenta � menos eficiente que as op��es citadas anteriormente.

Disco fragmentado

Muito provavelmente voc� j� ouviu a express�o disco fragmentado. Isto significa que arquivos e informa��es est�o espalhados pelo HD. Isso faz com que o disco demore mais tempo para localizar tais arquivos e retorn�-los para voc�. Logo, tamb�m � importante manter seu disco desfragmentado com freq��ncia.

As melhores op��es do Baixaki s�o o Glary Utilities, o JkDefrag e o SmartDefrag. O Windows tamb�m oferece um desfragmentador pr�prio, que pode ser acessado no Menu Iniciar-Programas-Acess�rios-Ferramentas do Sistema-Desfragmentador de Disco.

Desfragmente seu HD com freq��ncia.

Inicializa��o do Windows e programas na barra de sistema

Procure saber se esses �cones consomem mem�ria.D� uma boa olhada na barra de sistema (aquela barra ao lado do rel�gio). H� uma fileira enorme de �cones? Se sim, essa fileira pode ser uma grande respons�vel pela queda de rendimento do seu computador. Identifique os �cones que s�o exibidos, veja se voc� realmente precisa que eles sejam executados.

Caso voc� queira acabar com a execu��o de um ou mais �cones, geralmente esta op��o est� dispon�vel nas op��es e configura��es dele. Procure por op��es como �N�o iniciar automaticamente com o Windows�.

O Messenger, por exemplo, lhe permite n�o executar o programa com o Windows.

Voc� tamb�m pode deixar a inicializa��o do Windows mais r�pida. Preste aten��o durante a instala��o de programas. Evite marcar a op��o de inicializar automaticamente com o Windows.

Recursos visuais, Desktop Offline e Assistente de Limpeza

No Windows XP, � poss�vel desabilitar recursos visuais que consomem mem�ria e s�o pesados. Para isso, acesse o Painel de Controle e a op��o Sistema. Clique na aba �Avan�ado�. Na op��o �Desempenho�, clique em �Configura��es�.

Desabilitando op��es n�o t�o �teis do Windows.

Na aba �Efeitos Visuais�, voc� pode definir quais efeitos devem e quais n�o devem ser executados. Isto pode ser feito atrav�s da escolha de um perfil pr�-definido ou da escolha manual de cada efeito.

Escolha somente os efeitos que voc� quer ver.

Tamb�m no Painel de Controle, mas agora na se��o V�deo, � poss�vel desabilitar o recurso de desktop offline, que usa uma quantidade consider�vel de mem�ria, assim como o assistente para limpeza da �rea de trabalho. Para isso, clique na aba ��rea de Trabalho� e, em seguida, na op��o �Personalizar �rea de Trabalho�. Aqui, desmarque a op��o �Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias�.

Desabilite o assistente de limpeza.

Em seguida, clique na aba �Web� e, depois, em �Propriedades�. Desmarque a op��o �Tornar esta p�gina dispon�vel offline�.

Esta p�gina offline n�o serve para nada de bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário